quinta-feira, outubro 27, 2011

projecto de documentação.

VOU A TUA CASA
PROJECTO DE DOCUMENTAÇÃO



Um concept book de Rogério Nuno Costa

Coordenação editorial de Mónica Guerreiro

Direcção gráfica de Nuno Coelho

Pré-publicação online: http://vouatuacasa.wordpress.com






Cinco anos após o início do processo documental que compilou o arquivo de um projecto performativo, assim como produziu materiais novos (textuais e visuais) sobre e à volta desse mesmo projecto, chega finalmente a oportunidade do espectador/leitor apropriar-se de uma selecção especial dos melhores conteúdos do livro e do vídeo-documentário Vou A Tua Casa. Da selecção agora tornada disponível constam alguns textos integrais, outros em formato teaser, outros em processo/plano de intenções, todos ilustrados com imagens que fazem parte do arquivo Vou A Tua Casa. Colaboram um grupo vasto e heterogéneo de artistas e teóricos portugueses e estrangeiros oriundos das mais diversas áreas: curadoria, história da arte, escrita, artes plásticas, design, ilustração, joalharia, jornalismo, crítica, teatro, música, cinema, antropologia, geografia, arquitectura, filosofia... Mais informações:


Blog: www.vouatuacasa.blogspot.com [etiqueta: projecto de documentação]



©José Luís Neves, excerto de trabalho fotográfico incluído no livro, Lisboa, 2006.



VOU A TUA CASA
Uma trilogia teatral em forma de mapa-percurso: o ponto 'A' é a tua casa, o ponto 'C' é a minha, o ponto 'B' é aquele sítio impossível onde por ti sou apanhado no meio.


Vou A Tua Casa — Projecto de Documentação é um projecto transdisciplinar que compila uma panóplia de materiais documentais oriundos da trilogia Vou A Tua Casa (2003/2006), conjunto de três performances (a primeira na casa dos espectadores, a segunda em espaços públicos à escolha do espectador, a terceira na casa do criador) num catálogo e num vídeo-documentário. Mais do que uma prospecção sobre materiais residuais de uma performance circunscrita a um tempo e um espaço específicos, o projecto alicerça-se numa reflexão sobre a própria prática documental quando aplicada às artes performativas, operando criticamente em conceitos como os da efemeridade, memória, intimidade/privacidade e discurso autobiográfico. À distância de 5 anos, o catálogo revê o trajecto geo-emocional e performativo percorrido por um artista, uma peça e os seus espectadores, visitando Lisboa, Torres Vedras, Londres, Porto, Hamburgo, Covilhã, Berlim, Braga, Caldas da Rainha, Évora, Arnhem e Amares.


Autoria & Concepção
Rogério Nuno Costa

Direcção Gráfica
Nuno Coelho

Coordenação Editorial
Mónica Guerreiro 

Colaboradores
Ana Cardim, Ana Pais, André e. Teodósio, André Guedes, Beatriz Cantinho, Carlos Bunga, Cláudia Jardim, Cláudia Madeira, DJ Next Track, Franz Anton Cramer, Jeremy Xido, João Carneiro, José Luís Neves, Luís Firmo, Luísa Casella, Maria de Assis, Maria Lemos, Natacha Paulino, Nelson Guerreiro, Pierre von Kleist Editions (André Príncipe & José Pedro Cortes), Ramiro Guerreiro, Rui Ribeiro, Teresa Prima, Verónica Metello & um grupo vasto de ex-espectadores.

Financiamento
Presidência do Conselho de Ministros/Direcção-Geral das Artes

Apoios
Transforma AC, Artinsite, Câmara Municipal de Amares, Advancing Performing Arts Project, Prado/espaço ruminante, Teatro Académico Gil Vicente, Andar Filmes, DIF, Censura Prévia AC, Núcleo de Experimentação Coreográfica, Companhia de Danca Contemporânea de Évora, Dance Kiosk, Tanzfabrik, ArtEZ/Hogeschool voor de Kunsten, [msdm], Ninho de Víboras, Forum Dança, Centro em Movimento, Festival Sonda, Festival Alkantara, Lupa Festival, Circular/Festival de Artes Performativas de Vila do Conde, Festival Encontrarte, A Sala, Geraldine, Atelier Re.Al, Nomad Dance Academy, O Espaço do Tempo, Quarta Parede, Teatro Universitário do Minho, Universidade Católica do Porto, Escola Superior de Comunicação Social, Escola Superior de Artes e Design/Caldas da Rainha, Galeria ZDB, Teatro Praga.